Certa vez, um homem encontrou um formigueiro que ficava em chamas durante o dia e fumegava de noite.Intrigado, procurou um sábio, que lhe disse para revolver o formigueiro com uma espada. Ele fez isso e encontrou uma trava de porta, algumas bolhas de água, um galho com espinhos, uma caixa, uma carapaça de tartaruga, uma faca de açougueiro, um pedaço de carne e um dragão.Foi novamente falar com o sábio, que lhe aconselhou:
"Jogue tudo fora, exceto o dragão.Deixe-o sozinho e não o moleste", respondeu o sábio.
Ao ver no homem uma expressão de espanto, o sábio explicou o significado de cada uma das coisas que ele tinha encontrado.
"O formigueiro representa o corpo humano.Ele queima durante o dia porque é quando você faz as coisas que pensou na noite anterior.E solta fumaça á noite porque nessas horas você fica se lembrando, com prazer ou tristeza, do que fez durante o dia.
A espada que você usou simboliza a sabedoria, e o ato de revolver o formigueiro representa seu esforço para alcançar a iluminação.
A trava da porta simboliza a ignorância.
As bolhas são o sofrimento e a ira.
O galho com espinhos é o símbolo da irritação e do desconforto que você constuma sentir, geralmente sem saber por quê.
A caixa é aonde você guarda a cobiça, a indolência, o arrependimento e a ilusão.
O casco da tartaruga é a sua mente.
A faca sintetiza os seus cinco sentidos (paladar, olfato, audição, visão e tato) e o pedaço de carne é o seu desejo de saciar esses sentidos."
"E o dragão?" -perguntou o homem.
"Ah, o dragão representa a mente que eliminou todas as paixões humanas. Se você revolver as coisas ao seu redor com a espada da sabedoria, encontrará o seu dragão. Deixar o dragão sozinho, sem molestá-lo, significa manter a mente livre dos desejos mundanos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário